Eloisa D’Ascensão

Eloisa D’Ascensão

Eloísa correia nasce em Santarém e cresce numa casa onde a música está sempre presente. As primeiras experiências musicais acontecem entre a sua casa e a igreja e orfeão de Almeirim.

Em 2005, aquando a sua ida para Lisboa, começa a frequentar casas de fado e, muito embora sempre tenha absorvido de muitos géneros musicais, é no fado que descobre a sua primeira expressão musical.

É cantando o fado que participa pontualmente em alguns projectos, a destacar: Freimatic Twins, album “CLICK!” (2009) e Ligths On(e) no álbum “You Are Light” (2012). Em 2010, no Porto, juntamente com André Sá, João Paulo, Rui Pedro Claro e Sónia correia de Sousa, forma “Cidade”, um grupo de fado de fusão.

2011 é o ano das grandes mudanças, ano em que integra o projecto de afrobeat, “Underground Espiritual Band”, com o qual participa em eventos como “Boom Festival” ou a abertura do concerto de “Ska Talites”. Participa no álbum “São Bassáridas” do projecto Capagrilos com Fabíola Augusta com a qual começa a construir uma série de performances, onde a exploração do aparelho vocal e a sua interacção com música improvisada é um dos motes centrais. 2011 é também ano em que integra Addūcantur como vocalista e letrista.